Como conviver e superar a dependência emocional


A dependência emocional é um vício e deve ser tratada assim. E em muitos casos o dependente só consegue pedir ajuda quando chegou no fundo do poço.

“O dependente emocional tem um apego patológico, doentio pelo parceiro (a). Chega a ser obsessivo pelo outro. Esse apego se torna uma fonte inesgotável de sofrimento. Que torna a pessoa vulnerável, que se entrega completamente ao outro. Aquele que é dependente emocionalmente deixa de viver a sua realidade interna e externa para viver e ser o que o outro gosta, deseja e espera”, explica a psicóloga clínica e escritora, Marilene Kehdi.

Basicamente funciona assim: um depende e outro domina a relação, conduzindo de seu do jeito, suas vontades, gostos e decisões. Ambos são interdependentes. É uma forma de amar muito nociva à saúde psicológica e emocional.

Muitas mulheres ainda são emocionalmente dependentes e sofrem demais por isso. Lembrando que não existe dependência somente entre casais, isso pode acontecer com qualquer um. Ela pode aparecer na relação entre amigos, familiares e pessoas a sua volta.

A baixa autoestima é uma das características mais frequentes em pessoas emocionalmente dependente, além de alguns fatores internos como traumas, bloqueios e experiências de vida da infância. Para que passem a ter relações mais saudáveis é preciso que elas trabalhem esse sentimento de valorização pessoalmente, olhando para si mesmo e reconhecendo suas qualidades e pontos positivos. Pessoas com alta autoestima têm menos tendências a desenvolver relações de dependência emocional, em quaisquer âmbitos.


Marilene é pós-graduada em Psicossomática com aprimoramento em Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar, Psicopatologia e Geriatria e Gerontologia, autora de sete livros e fundadora do PSICODICAS.

Suas obras, “Um Convite à Felicidade”, “Vivendo e Compreendendo”, “Conquiste Uma Vida Mais Saudável”, “Organize Suas Emoções e Ganhe Qualidade de Vida”, “Faça, Aconteça e Realize!”, “Um Novo Estilo de Vida!” e “Emoções, Situações e Soluções”, apresentam um novo conceito da autoajuda, mostrando aos leitores como interpretar as emoções e conflitos internos, para que atinjam um estado de bem-estar e de equilíbrio emocional necessário para uma vida saudável.

Comentários