Planejamento familiar

 
Os métodos contraceptivos e suas indicações

Constituir uma família exige uma série de cuidados e uma estrutura psicológica, emocional e financeira delineadas. Por isso, se torna fundamental pensar no Planejamento Familiar, que proporciona qualidade de vida para o casal e para a criança. De acordo com a Organização Mundial ad Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a Lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez.

“Esse código leva assistência à concepção e contracepção de procedimentos fundamentais, como atendimento pré-natal, assistência ao parto, ao puerpério, controle de doenças sexualmente transmissíveis e o controle a prevenção de diversos tipos de câncer, como o de mama, de pênis e o cérvico-uterino”, detalha Dra. Flávia Fairbanks, ginecologista da Clínica FemCare.

Existem diversos métodos contraceptivos que podem controlar e ajudar no planejamento da futura família. 

Confira as dicas de Dra. Flávia, sobre os principais procedimentos disponíveis:

imagem da internet
Pílula anticoncepcional
É um comprimido que deve ser usado diariamente e tem em sua base a utilização de uma conjunção de hormônios. “As pílulas contraceptivas orais normalmente contém dois hormônios (estrogênio e progestina) que inibem a ovulação”, explica a médica.

Preservativos femininos e masculinos
Além de evitar uma gravidez não planejada, são métodos fundamentais para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), de acordo com a especialista os preservativos, que normalmente são fabricados de látex ou poliuretano são uma barreira para que os espermatozoides não entrem em contato com a vagina da mulher.

DIU – Dispositivo Intrauterino e SIU – Sistema Intrauterino
“Os dois devem ser inseridos por médicos, dentro do útero, e protegem a mulher durante até 10 anos – o SIU pode apresentar outros efeitos porque libera hormônios dentro do útero, já o DIU é feito de cobre ou metal e não libera nenhum hormônio”.

Implante
Funciona como uma pequena cápsula aplicada abaixo da pele do braço da mulher. Ele contém um hormônio chamado etonogestrel, que pode evitar a gravidez por até três anos.

Adesivo
Colados sob a pele, eles trazem a combinação de dois hormônios: estrogênio e progestagênio, que são absorvidos pelo organismo e impedem a ovulação. E devem ser trocados semanalmente.

imagem da internet
Anel vaginal
De acordo com a médica, o anel precisa ser inserido uma vez por mês na vagina, sendo um pequeno e flexível objeto que atuará como contraceptivo.

Métodos cirúrgicos definitivos
Pode ser por meio da laqueadura de trompas no caso das mulheres e pela vasectomia no caso dos homens. “A laqueação é uma cirurgia que deve ser planejada, já que possibilita a esterilização definitiva. Nela são amarradas as trompas da mulher, o que evita que os espermatozoides se encontrem com o óvulo”, detalha Dra. Flávia.

Contracepção de emergência
Conhecida como “pílula do dia seguinte”, é um método para evitar a gravidez logo após a relação sexual. Só deve ser utilizado em situações especiais para não permitir que ocorra fecundação e uma gravidez fora do programado, já que possui uma carga de compostos hormonais concentrados.

Comentários