COMO LAVAR A ROUPA DO BEBÊ

Uma das coisas mais gostosas para fazer quando descobrimos a gravidez é fazer o enxoval, escolher as roupinhas, ganhar roupinhas lindas, é um momento muito gostoso e único, pois, ja imaginamos o rostinho do bebê ali usando aquelas roupinhas limpinhas e macias, foi um momento muito marcante para mim.

Logo pensei..., quando devo começar a lavar?, pesquisei outras opiniões e descobri que o indicado é começar a lavagem no sétimo mês de gestação, mas confesso que comecei separar tudo para lavar somente no oitavo mês, e deu tudo certo!

COMO LAVAR E CUIDADOS COM AS ROUPAS DO RECÉM NASCIDO

Eu fiquei cheia de dúvidas, como lavar, o que usar para lavar, enfim, logo corri para pedir ajuda a mamãe (mãe de primeira viagem é assim mesmo), e ela além de me ajudar, me deu algumas dicas, quero dividir com vocês o que achei útil e o que me ajudou bastante.

A pele do recém nascido é muito sensível e com mais facilidade podem desenvolver alergias, assaduras e até dermatites (dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em algumas áreas do corpo ou espalhadas pelo corpo todo), portanto, o ideal para lavar as roupas do bebê é utilizar detergente/sabão líquido específico para bebês, eles tem fórmulas desenvolvidas própria para eles (mas mesmo assim não garante que não causarão alergias), outros produtos químicos não são indicados para lavar as roupinhas deles, e eu desde a primeira roupinha do Lucas, uso OLA, gosto muito e amo o cheirinho suave de bebê pela casa.

O uso de amaciantes não é indicado para os primeiros meses de vida do bebê, eu optei em não utilizar até hoje, pois, o Lucas apresentou algumas alergias, mesmo com todo cuidado.

Duas dicas que na minha opinião são ótimas e consideradas aquelas dicas da vovó, que no meu caso foram as dicas da mamãe:

  1. Lavar a roupa deles separado de todas as roupas da família;
  2. Enxaguar a roupa dos bebês algumas vezes, assim é eliminado o máximo de produto químico possível.


Já ouvi falar também, que o indicado é lavar as roupinhas em temperatura acima de 70 graus, mas nunca fiz isso, pois, acho que pode danificar as peças, lembrando que na dúvida, devemos sempre olhar a etiqueta da roupa.

A secagem é indicado que seja feito a sombra, eu não uso pregador, assim, não marco as roupinhas, deixo secar bem para depois passar, e o ideal é não usar máquina de secar nos primeiros meses de vida do bebê, assim evita qualquer outro cheiro na roupa, mas hoje o Lucas com dois anos já seco na secadora as vezes.

É importante também limpar a máquina de lavar roupas antes de começar a lavagem, geralmente as máquinas tem a opção de auto-limpeza, se a sua máquina não possuir esta opção, uma boa limpeza com pano molhado e limpo por dentro dela já resolve.

Com relação aquelas peças que pegam bolinhas, como as meias e luvinhas, elas são pequenas e podem se perder na máquina, eu separo elas e lavo as dentro de sacos próprios, como este da foto, eles podem ser encontrados em alguns supermercados.




Espero ter ajudado com minhas dicas e experiências, se gostou curte, comente e me segue.


Beijos,
Mi Lanza

Comentários