Aleitamento Materno Vale Ouro - Comemoração Agosto Dourado



No último dia 18, a convite da Baby Roger, tivemos o privilégio de participar de um evento muito especial e importante para nossa sociedade como um todo.

O tema é Aleitamento Materno, algo tão importante e necessário para o bom desenvolvimento do bebê. Isso já sabemos, mas sempre vale a pena reforçar e lembrar as mamães e papais de primeira viagem. 


Quem abriu o Evento, foi o querido Dr. Corintio Mariano Neto, ele é ginecologista, obstetra, Diretor Técnico do HMLMB e Presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da FEBRASGO

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, com o apoio da Baby Roger, laçaram o "Agosto Vale Ouro", trazendo a importância deste tema e mostrando o trabalho incrível que o Hospital Leonor esta desenvolvendo. Conto para vocês quem mais esteve no evento e claro, nós do blog Maternidade Azul Mamãe Rosa apoiamos essa causa de olhos fechados.

O hospital Leonor pensa no Aleitamento Materno desde a Maternidade e para que isso faça valer, eles orientam os obstetras e médicos plantonistas a ajudar as mamães que acabaram de ganhar seus bebês, como deve ser feito o aleitamento materno, o primeiro contato e todas as dúvidas das mamães já são tiradas ali mesmo.

O hospital aplica essa consciência à toda equipe médica e eu achei isso fantástico, faz toda diferença nos próximos meses de vida do bebê.

A amamentação é um elemento chave no cultivo da preocupação do respeito entre cada um e o mundo que compartilhamos.


Com a palavra o Dr. Yechiel Moises Chencinski, todos juntos pelo aleitamento materno, Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SPSP.

Minha admiração por este profissional só aumentou, ele nos apresentou dados e estatísticas de Aleitamento Materno no Brasil, de inúmeras formas pudemos saber o quanto somos carentes de informação para não abandonarmos o Aleitamento precocemente.

Aproveito o gancho e conto que, quando ganhei o Lucas tive muita, mas muita dificuldade para amamentar e todos os profissionais que eu procurei só me incentivaram à fornecer fórmula para meu filho, nenhum deles, e olha que foram muitos que procurei, não tiveram paciência comigo e nem me orientaram e muito menos me incentivaram a não desistir, mas isso vale um post ainda...

Alguns dados que ele nos trouxe:


  • 50% das mães são demitidas até os dois anos de vida do bebê.
  • Você deixa leite materno para seu filho na escola?
  • SIM: 51%
  • NÃO: 49%
  • Orientação de Pré Natal
  • 84% não receberam orientação de amamentação no Pré Natal

Ainda falta muito para alcançarmos um número razoável em
nossa sociedade, onde, as pessoas se conscientizem da importância do Aleitamento Materno.

sites de apoio, que você mamãe pode acessar e tirar muitas dúvidas:



e ainda, você pode acompanhar o Dr. Moises pelo instagram | Consultório Amigo da Amamentação
#euapoioleitematerno
#todosjuntospelaamamentacao
email: spspmoises@gmail.com

"Temos que nos tornar a mudança que queremos ter" Dr. Moises





Tivemos também palestrando, a Dra. Maria José Guardia Mattar, Membro do Departamento de Aleitamento Materno SPSP e da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da FEBRASGO. 
Leite materno: fonte para formação do microbioma
junt@s com Você

Ela falou sobre Microbiota humana, funções desempenhadas pela Microbiota Intestinal. O Leite humano é o sistema de defesa na proteção ao Recem-Nascido.




Uma das coisas mais fantásticas apresentadas neste evento, é que toda mãe de bebê prematuro pode levar para casa em caráter de empréstimo, uma bomba de ordenha. e ainda, todos os bebês que nascem no Hospital Maternidade Leonor levam para casa essa camiseta linda e super incentivadora ao aleitamento materno.

Meu muito obrigada mais uma vez pela oportunidade de compartilhar algo tão importante com outras mamães e futuras mamães!

Foi um prazer e uma honra estar neste evento!!!

beijos, Mi Lanza

da direita para esquerda
Gabriela Risso (Baby Roger), Aline @maesaos40, eu Michelli,
Dr. Corintio, Dr. Moises, Paty @maternidadeliteraria

Comentários