Saiba como agir quando o bebê só quer colo


Não é incomum encontrarmos bebê que só querem saber do colo da mamãe. Antes de se surpreender, é bom saber que este é um desejo natural.

“Ao nascerem, os bebês mudam de um espaço justo e apertado, em que sentem na pele o contato e a sustentação, para um outro em que os limites nem sempre são sentidos. Isto gera desconforto”, explica a psicopedagoga Rosangela Haegawa, diretora do Evolve Berçário e Colégio Infantil. “Não à toa choram demasiado na hora do banho, em que braços e pernas parecem buscar alguma coisa. Provavelmente,são acometidos por algum tipo de angústia, o que o colo parece minimizar: tem algo que o sustenta, não está solto no ar”.

Nessas horas o contato pele a pele surge como grande aliado para acalmar a criança. “A pele dos pais é o contato que ele necessita, o toque.

É interessante notar como a aproximação da mãe o acalma. Seus batimentos cardíacos são um som velho conhecido”, destaca Haegawa.

Dar colo para o bebê com frequência está longe de ser um problema. “Não vejo problema, a princípio, da criança ficar no colo. O tempo todo é impossível. Mas se ela puder perceber que este colo existe e não deixará de existir, aos poucos não necessitará ficar o tempo todo nele”, conta Rosângela Haegawa.

Nem sempre, obviamente, a frequência com que o bebê requisita o colo é conveniente para a mãe.

“O problema ocorre quando aquele que cuida, percebe que não pode fazer mais nada, pois o tempo todo tem que estar com o bebê no colo.

Alguém se torna escravo desta urgência do bebê. Quando não se pode frustrá-lo. Este é um grande desafio para os pais, principalmente as mães, que precisam entender que algumas vezes podem e devem frustrá-los. O que não quer dizer negar-lhes o colo sempre”, afirma a especialista.

Nos casos em que o colo está excessivo, algumas atitudes podem ajudar.

“Uma ideia é não tentar isolar o bebê”, diz Rosângela. “Se esta ‘necessidade’ já está instalada, o melhor é deixar o bebê no carrinho ou berço e estar por perto, falando com ele”.

Comentários