Dicas para armazenar papinhas para bebês com segurança

Especialistas contam como, onde e quando congelar alimentos
A maternidade é composta por diversas fases. Cada mês traz uma nova descoberta e, consequentemente, o início de um novo momento na vida da família. Um dos períodos mais significativos na fase de um bebê é a introdução alimentar, geralmente iniciada aos seis meses. É nesta etapa que você está iniciando a definição do paladar da criança e fazendo com que ela crie uma relação com o alimento. Para que isso ocorra da melhor forma possível, e que essa fase seja proveitosa, alguns pontos devem ser considerados, um deles é o armazenamento. A especialista em Gestão da Segurança de Alimentos, Laís Sabrine de Oliveira, passa algumas dicas sobre o assunto para ajudar os papais e as mamães neste período tão importante.

Para quem tem uma rotina apertada e não sobra muito tempo para cozinhar todos os dias uma nova papinha, uma das dicas é o congelamento do alimento. Segundo a especialista, é possível sim congelar com segurança, mas é preciso atenção desde o início do processo. “É importante o cuidado com a segurança dos alimentos em todo o preparo da refeição. Isso vai desde a higienização da matéria-prima, manuseio dos alimentos, até o armazenamento em embalagens limpas e bem conservadas. E depois de pronta a papinha deve ser levada imediatamente para o freezer. Uma dica é retirar a panela do fogo e mergulhar imediatamente numa bacia com gelo, para dar um choque térmico, desta forma evita que o vapor deixe aquelas “gotículas” de água na tampa da embalagem”, explica.

Dionlini Chupel, coordenadora de Qualidade da Plasvale, uma das maiores empresas de utilidades domésticas do país, explica que também é importante buscar por utensílios que, além de práticos, sejam seguros. “O mais indicado para congelamento são os potes específicos para essa finalidade e que tenham tampas em fechamento hermético, devido a sua excelente vedação. É ideal que os produtos sejam de alto padrão de qualidade, testados, aprovados e livres de Bisfenol A, ou seja, produtos 100% atóxicos, próprios para o armazenamento de comida, garantindo segurança para o consumidor”, comenta.

Todo alimento preparado pode ser mantido congelado por até cinco dias. Mas não é indicado descongelar e depois congelar novamente, essa ação ocasiona uma oscilação de temperatura que favorece proliferação de micro-organismos. “O descongelamento pode ser feito em geladeira, onde a média de espera é de cinco horas, ou no fogão. Mas o mais indicado é o banho maria, que garante as propriedades nutricionais. Jamais pode ser feito o descongelamento em temperatura ambiente, devido ao alto risco de multiplicação de bactérias”, ressalta Laís.

Comentários