O universo aéreo do circo é tema de projeto no Sesc Parque Dom Pedro II com espetáculos, cursos, oficinas e debates


 
De 12 a 21 de outubro, o Sesc Parque Dom Pedro II será palco do Arquiteturas do Circo, projeto que buscar dissecar todos os assuntos que envolvem as habilidades circenses aéreas, tanto pela grandiosidade de seus equipamentos e estruturas, quanto pelo grande risco e encantamento que promovem.

Na programação totalmente gratuita, estão incluídos espetáculos, intervenções e performances, além de bate-papos que provocam a reflexão, e o aprofundamento sobre o tema. O leque de opções está recheado de espetáculos de cias de renome na cena como Trixmix, Nós No Bambu, Piccolo Circo, Diálogos Acrobáticos, Cia. LaMala, Arena Circus, Irmãos Sabatino, Grupo Ares, Núcleo Anis, Cia. Artinerant's, entre outros artistas representativos.

A abertura fica por conta do espetáculo Allez-up - Varieté do Solo ao Ar, direção de Erica Stoppel, no dia 12 de outubro, sexta-feira, às 15h. Uma dupla de acrobatas, um mestre de cerimônias e malabaristas que interagem com o público criando cenas acrobacias.
Inspirado pelos antigos cabarés europeus, o Trixmix recria o clima da Belle Époque e apresenta um show de variedades artísticas no dia 12 de outubro, sexta-feira, às 16h30. Os brasilienses do Nós no Bambu encena Mar Sem Beira no dia 14 de outubro, domingo, às 16h30. A cia mostra uma linguagem acrobática circense com instrumentos artesanais de bambu para contar a história de dois seres diferentes entre si, cada um em uma viagem singular.

Os Irmãos Sabatino apresentam Em Busca da Triple Volta no dia 19 de outubro, sexta-feira, às 11h e às 15h. Um espetáculo de grande porte, que traz à cena números aéreos virtuosos, seguindo a pesquisa do Cabaré Volant. O Grupo Ares combina movimentos da dança contemporânea e urbana com técnicas aéreas no espetáculo Asas de um sonho no dia 21 de outubro, domingo, às 16h30.

A programação também conta com um curso de Fotografia de Espetáculos de Circo, com Paulo Barbuto, nos dias 13 e 20 de outubro, sábados, às 10h30; uma mesa com discussão sobre o tema O Encanto e o Risco nos Números Aéreos, com Erica Stoppel e Maíra Onaga, no dia 13 de outubro, sábado, às 13h; um curso sobre Condicionamento Físico para o Circo, com Rodrigo Matheus (do Circo Mínimo), de17 a 19 de outubro, quarta a sexta, às 10h, entre outras atividades formativas.

Confira a programação completa abaixo:

Allez-up - Varieté do solo ao ar, direção de Erica Stoppel
Espetáculo criado por artistas de circo contemporâneos que investigam a expressão artística nas técnicas aéreas circenses, a acrobacia, o jogo no "aqui e agora" e a comunicação com o público. Reunindo distintas disciplinas, a unidade do espetáculo se dá em pequenas cenas acrobáticas e momentos com participação do público que abordam o tema da comunicação.

As cenas que fazem a ligação entre os números são interpretadas por uma dupla de acrobatas e um mestre de cerimônias excêntrico e malabarista que interage com o público e com a dupla.

Sexta-feira, 12 de outubro, das 15h às 16h
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Trixmix Cabaré
Inspirado pelos antigos cabarés europeus, o Trixmix recria o clima da Belle Époque e apresenta um show de variedades artísticas. Circo, dança, humor, beleza e poesia num espetáculo pioneiro e único no gênero, que ficou 8 anos em cartaz em São Paulo. O elenco é formado por atrações consagradas e novos talentos no cenário artístico brasileiro e internacional.

Sexta-feira, 12 de outubro, das 16h30 às 17h30
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Fotografia de Espetáculos de Circo, com Paulo Barbuto
Ao longo do curso o fotógrafo Paulo Barbuto irá explorar os equipamentos utilizados, técnicas básica de fotografia e suas implicações na fotografia de espetáculo, dicas de composição, elementos que ajudam a compor a fotografia de espetáculo, além de considerações gerais sobre comportamento e relação com o espaço de trabalho, com a equipe envolvida na criação do espetáculo e com o público e pós produção.

Sábados, 13 e 20 de outubro, das 10h30 às 13h
Local: ETA - Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - Vagas limitadas.

Mesa - O Encanto e o Risco nos Números Aéreos
Com Erica Stoppel, Maíra Onaga. Mediação Lucia Helena Nascimento
O circo, sem dúvida é encantador e o grande risco ao qual os artistas se expõe no picadeiro é uma parte importante desse encanto. Essa mesa irá discutir e aprofundar essa questão através do olhar da artista circense e diretora Erica Stoppel e da pesquisadora do universo simbólico e educativo do circo Maíra Onaga.

Sábado, 13 de outubro, das 13h às 15h
Local: Tenda Múltiplo Uso
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Piccolo Circo Teatro de Variedades, com Piccolo Circo
Espetáculo ingênuo e poético, em formato clássico de variedades, realizado por uma pequena companhia circense, tipicamente brasileira do início de 1900.Uma bailarina, uma trapezista, um homem forte, um apresentador, uma dupla de palhaços e de músicos integram o elenco deste pequeno circo. No programa musical, valsa, choro, maxixe e blues - ritmos muito apreciados no início do século, e hoje.

Sábado, 13 de outubro, das 16h30 às 17h30
Local: Tenda Arquibancada
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Vivência Corpo Bambu, com Nós no Bambu
Os praticantes experimentam como simples bastões de bambu podem ser pretexto para mover o corpo de forma prazerosa e criativa. A proposta desta atividade é colocar-nos em contato com o próprio corpo, percebê-lo e exercitar capacidades de equilíbrio, coordenação motora, consciência espacial, flexibilidade, tônus e improvisação. Para isso, os bastões de bambu nos apoiam, desenham o espaço e auxiliam na auto-descoberta. A vivência inclui atividades realizadas coletivamente e momentos de exploração criativa individual.

Domingo, 14 de outubro, das 10h30 às 12h30
Local: Tenda Arquibancada
Livre
Grátis

Estação Devaneios, com Diálogos Acrobáticos
Um jornaleiro fantasioso e solitário, trabalha no cotidiano de uma estação perdida no tempo. Entre os muitos personagens que ali transitam, em suas ações repetidas do dia a dia, o jornaleiro através de seus devaneios, recria as histórias destes personagens, de maneira única e fabulosa.

Domingo, 14 de outubro, das 15h às 16h
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Mar Sem Beira, com Nós no Bambu
A companhia brasiliense, conhecida pela poética singular traz aos palcos artistas circenses com tripés de bambu. Mar sem Beira conta a história de dois seres diferentes entre si, cada um em uma viagem singular. Em tempos de extremismos e conflitos territoriais, o espetáculo traz à cena indivíduos livres, que navegam sem fronteiras e levam em seus alforges as experiências e recordações de várias terras, que os tornam seres etnicamente híbridos. O espetáculo celebra a possibilidade de vencer as fronteiras para encontrar, no diferente, a semelhança que une.

Domingo, 14 de outubro, das 16h30 às 17h30
Local: Tenda Arquibancada
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Condicionamento Físico para o Circo, com Rodrigo Matheus
Neste curso Rodrigo Matheus apresenta princípios de treinamentos acrobáticos e práticas de técnicas circenses.

Quarta a sexta, de 17 a 19 de outubro, das 10h às 13h
Local: Tenda Arquibancada
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis - Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - Vagas limitadas.

Ilhado, com Cia. LaMala
Em um mundo solitário, alheio à sociedade, perambulando numa delicada
região entre a realidade e o delírio, a vida e a arte, está ilhado. Um homem
que vive na rua.

Quarta-feira, 17 de outubro, das 11h às 12h e 15h às 16h
Local: Tenda Arquibancada
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Gran Arena, com Arena Circus
Espetáculo é inspirado nos anos 40 e 50, contando a história do circo com o olhar de uma surpreendente integrante do espetáculo. Atrações como o apresentador de espetáculos, atirador de facas, bailarina na corda bamba, o homem mais forte do mundo, cigana com bambolês, acrobata, trapezista, engolidor de facas e rumbeiras (dançarinas) trazem a ludicidade desta época de glória do circo.

Quinta-feira, 18 de outubro, das 11h às 12h e das 15h às 16h
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Em Busca da Triple Volta, com Irmãos Sabatino
Um espetáculo de grande porte, que traz à cena números aéreos virtuosos, seguindo a pesquisa do Cabaré Volant. No enredo, os artistas mostram que independente de qual seja o seu sonho, o importante é buscá-lo. A peça mostra o espetacular cotidiano dos artistas de circo, permeado por diálogos e poesias que convidam o espectador ao voo, mas o clímax da peça é a saga dos trapezistas voadores, que realizam a triple volta (número mais difícil realizado no trapézio).

Sexta-feira, 19 de outubro, das 11h às 12h e das 15h às 16h
Local: Quadra Poliesportiva 3
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Mesa - Segurança e Inovação no Circo, com Cinthia Beranek, Martin Sabatino e André Caldas. Mediação de Carol Garcez
O risco é inerente ao circo, mas para que esse risco seja controlado a segurança é fundamental. Muitas vezes as condições ideais de segurança implicam uma complexidade grande e um custo bastante alto, implicando na viabilidade de um espetáculo. Para isso, a inovação dos técnicos e artistas é fundamental. Nessa mesa, será debatido essas questões, contando com a mediação de Carol Garcez, coordenadora de programação do Sesc Taubaté.

Sábado, 20 de outubro das 13h às 15h
Local: Tenda Múltiplo Uso
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Se meu casaco voasse, com Núcleo Anis
Espetáculo de circo, dança e teatro, sem textos, que de forma lúdica, pretende trazer um questionamento sobre os medos de cada um e da possibilidade de vencê-los ficando livre para alcançar os próprios sonhos e "voar".

Sábado, 20 de outubro, das 15h às 16h
Local: Tenda Arquibancada
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Balbúrdia, com Cia. Artinerant's
Descritivo e metafórico, apresenta um jogo com cenas acrobáticas e de equilíbrio em um cenário comum, onde um casal vive situações insólitas, escapando da mesmice e repetição. Neste universo paralelo, nada é o que o que parece ser...

Sábado, 20 de outubro, das 16h30 às 17h30
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.

Oficina de Tecidos Acrobáticos, com Grupo Ares
Através de tecidos acrobáticos a oficina explora as técnicas de saltos, giros, quedas e percepção do corpo no ar. Pesquisa que vem sendo desenvolvido há 10 anos pelo NAC (Núcleo Ares de Criação do Grupo Ares). A oficina tem como objetivo estimular o prazer, o risco e o benefício do movimento. Os atletas terão oportunidade de experienciar modalidades esportivas, como: voar, correr, saltar, desafiando a gravidade e superando seus limites.

Domingo, 21 de outubro, das 10h30 às 12h30
Local: Parque das Habilidades
Livre
Inscrição – Grátis

Asas de um sonho, com Grupo Ares
Espetáculo visual que combina movimentos da dança contemporânea e urbana com inovadoras técnicas aéreas.

Domingo, 21 de outubro, das 16h30 às 17h30
Local: Parque das Habilidades
Livre
Grátis - Sem retirada de ingressos.
SESC Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n – Brás
Horário de funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10h às 18h. 
Telefone: (11) 3111-7400  

Redes Sociais

Comentários